segurança de dados

Desde que as empresas passaram a utilizar sistemas de informação integrados e aplicações voltadas à gestão de negócios, o setor de TI passou a ser responsável pela proteção de todas as informações empresariais presentes nos bancos de dados e sistemas. É neste cenário que entra a importância da segurança de dados nas empresas.

Neste post, vamos entender um pouco mais sobre como atribuir maior segurança às informações e 5 motivos para você investir em estratégias que protejam seus dados. Acompanhe!

O que é a segurança de dados?

Baseada em um conjunto de normas internacionais elaboradas pela International Organization for Standardization (ISO) e, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) da série 27000, a segurança de dados tem seus conceitos básicos especificados na ISO/ABNT 27001.

Essa norma define que a segurança da informação é a proteção contra qualquer tipo de ameaça aos dados de uma instituição — não importando a natureza, tamanho ou setor —, com o objetivo de reduzir prejuízos, garantir a continuidade das negociações e serviços, além de ampliar retornos sobre investimentos.

Por que investir na segurança de dados?

Existem muitas vantagens na adoção da segurança de dados na sua empresa. Veja 5 delas a seguir:

1. Evitar processos jurídicos contra a empresa

Toda empresa possui a responsabilidade de preservar seus clientes contra a ação de crackers. Portanto, se certificar de que sua companhia tenha um bom sistema de segurança de dados ajudará a evitar problemas como processos jurídicos, por exemplo.

Existem informações que devem ser mantidas seguras e acessíveis por 2, 5 e até mais anos.

2. Prevenir e auxiliar na recuperação em caso de desastres

A segurança de dados também prevê a elaboração de um plano de recuperação em caso de desastres, buscando reduzir o impacto negativo causado por possíveis incidentes no futuro.

Obviamente, as medidas adotadas nessa implementação buscam evitar problemas como esses. Ainda assim, é fundamental preparar-se para enfrentar momentos críticos, principalmente em companhias que dependem por completo da infraestrutura de TI, para funcionar.

Um bom plano de recuperação de desastre que tenha investimento em segurança de dados minimiza o risco de problemas e também prejuízo.

3. Proteger a imagem da sua companhia

Geralmente, as empresas armazenam dados de clientes, como informações cadastrais, bancárias e de cartões de crédito. Se tais dados forem acessados por pessoas mal-intencionadas (vazamento de dados), além do alto risco de prejuízo para seus clientes, a empresa pode manchar sua reputação no mercado ao ser constatado que a falha surgiu dentro da instituição.

4. Disponibilidade e destaque

Diversas empresas buscam investir em segurança de dados antes mesmo de se tornarem parte da estatística, mas nem sempre foi assim, seja por conta de momentos de crise ou da alta competitividade do mercado.

Sendo assim, cada vantagem ou diferencial que a sua empresa puder apresentar em relação à concorrência poderá ser um fator de decisão para o cliente e, quando se fala em segurança de dados, esse diferencial é tratado com intensidade ainda maior.

Investimento em segurança de dados agrega muito à empresa, também em relação a disponibilidade dos serviços em operações.

Apesar da alta necessidade de atenção à segurança, diversas empresas ainda negligenciam essa questão, o que abre espaço para que sua companhia possa se tornar uma das pioneiras, neste sentido.

5. Estar protegido contra ransomwares

Para realizar o sequestro de dados, os hackers invadem a rede e os servidores das instituições e criptografam os arquivos utilizando programas maliciosos, que impossibilitam a quebra dessa encriptação. Para liberar os arquivos, geralmente os criminosos exigem um pagamento das empresas, mas, ainda assim, não existe garantia de que os dados serão liberados.

Por falta de conhecimento sobre como armazenar corretamente os arquivos de backup, é fácil encontrar situações onde a cópia de segurança acaba sendo também criptografada no ataque. Assim, a falta de informação adequada pode fazer com que uma empresa deixe de funcionar, gerando grandes prejuízos financeiros.

E aí, curtiu aprender sobre a importância da segurança de dados? Não deixe de curtir também a nossa página no Facebook para se manter informado sobre novos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This