Cada vez mais, empresas de todos os portes e de todos os ramos de atividade dependem da TI (Tecnologia da Informação) para administrar e operar seus negócios. Às vezes, manter uma estrutura própria para o atendimento e suporte não é fácil, o que indica que a terceirização desses serviços deve ser feita.

Várias vantagens são obtidas quando se contrata uma empresa para prestar esse tipo de serviço. Algumas são mensuráveis, como impressões e manutenções em larga escala ou implantações de sistemas complexos. Já outras, facilitam a execução das atividades-fim de sua organização.

Neste texto listaremos as principais vantagens e benefícios da terceirização que você precisa conhecer. Venha conferir!

Por que terceirizar os serviços de TI

O perfeito funcionamento da TI deve ser visto como uma prestação de serviços, ou seja, da mesma forma que a energia elétrica ou a disponibilidade de água tratada. Eles precisam estar disponíveis para o usuário no momento de sua necessidade e de maneira correta.

O avanço assustador pelo qual as tecnologias da informação estão passando exige que se tenha um constante aperfeiçoamento e atualização. Isso requer ambiente, estrutura e recursos humanos que, normalmente, as pequenas e médias empresas não possuem.

A alternativa é contratar uma que possa prestar serviço de assistência e suporte ao seu ambiente tecnológico, disponibilizando ferramentas que auxiliem os usuários em suas atividades corriqueiras.

Além de tudo isso, essa nova flexibilização gera um processo orgânico favorável na empresa, pois otimiza investimentos, evita desperdícios e aumenta a produtividade.

Vantagens da terceirização dos serviços de TI

Como há uma grande demanda por parte das companhias em adquirir mais e mais tecnologias, suprindo demandas, melhorando a comunicabilidade e, consequentemente, sobrevivendo ao mercado, mostraremos, a seguir, algumas vantagens em fazer a terceirização na sua empresa:

Foco na atividade-fim

Hoje em dia, a solução de problemas na área de TI pode ser obtida por meio da internet. O problema é o tempo que se gasta para encontrar essa solução e aplicá-la corretamente ao seu ambiente.

Assim, se utilizar uma empresa terceirizada, você e seus colaboradores poderão se manter focados na atividade-fim de seu negócio (o que chamamos de core business), evitando desviar tempo e recursos para tarefas que não estejam na sua missão.

Redução de custos

Sabemos, também, que ter uma equipe própria exige diversos gastos. Começando pelo fato de que apenas um ou dois técnicos não dão conta do recado, visto que é necessário um maior número de pessoas capacitadas, como coordenadores e especialistas. Para isso, é preciso dar salários que valorizem seus trabalhos.

Além disso, temos que pensar em todos os ônus trabalhistas, benefícios e, não menos importante, o conhecimento que deverá ter em contratar e conquistar os funcionários para que se mantenham no time.

Os custos para você gerir seu ambiente tecnológico serão reduzidos, uma vez que a empresa prestadora de serviços poderá otimizar a utilização de seus profissionais. Eles serão compartilhados por várias empresas e terá rateamento entre elas.

Ela também equilibra todo o sistema e torna-o mais disponível, extinguindo a instabilidade nos outros setores causados, por má administração. E mais que tudo, mas não menos importante, poderá arranjar tempo para o que a companhia realmente precisa, até porquê, tempo é dinheiro.

Qualidade no serviço

Sabemos que, nessa crise econômica que passamos hoje, contratar especialistas para cada área específica do setor de TI é claramente inviável. Portanto, mais interessante que isso, seria ter uma pessoa especializada, que soubesse de diversos ramos diferentes daqueles serviços.

Empresas especializadas possuem colaboradores preparados e com expertise nas funções determinadas. Eles são constantemente reciclados em treinamentos que asseguram a sua atualização.

Os serviços podem ser garantidos e atestados por sua eficiência. Dependendo da necessidade, os serviços podem ser feitos com atendimento local, remoto e/ou em regime de 24×7, ou seja, durante as 24 horas do dia, sete dias por semana.

Tudo vai depender da necessidade e da negociação a ser feita com o fornecedor.

Aumento da produtividade

Ao evitar que seus colaboradores fiquem envolvidos com atividades complementares, a produtividade deles aumentará, trazendo retorno positivo em sua atividade.

Também podemos salientar o fato de que, terceirizada, a empresa passará a automatizar seus processos de trabalho, tornando-o assim, mais dinamizado e fluido. Com isso, aprimora-se diversas tarefas cujos resultados dependam do setor de TI.

Ainda, com a automação, cria-se uma facilidade de utilização do sistema para aqueles usuários com pouca habilidade em executar os programas. A ideia é torná-los cada vez mais intuitivos e acessíveis aos funcionários, aumentando todas as vertentes produtivas.

Retorno de Investimento (ROI)

Além de reduzir o coeficiente de empregados na empresa e custos com demissões e admissões, ter uma equipe de TI especializada em serviços de avaliação de desempenho dos funcionários e desgaste de equipamentos traz uma precisão incrível para as contas no fim do mês.

Também, ajudará no melhoramento de metas e objetivos a longo prazo que pretendem alcançar, pois todos trabalharão para ficarem alinhados e com foco na tarefa.

Confiança dos serviços

Contratar uma empresa com terceirização de serviços de TI proporcionará grande confiança para a empresa, visto que o nível de investimento em capacitação e equipamentos de alta qualidade para manter altos desempenhos é muito grande.

Portanto, quando se tem esse tipo de especialistas trabalhando para você, isso significará uma infraestrutura fantástica, com profissionais de ponta e, consequentemente, resultados e demandas dentro das expectativas e, até mesmo, que as ultrapasse.

Estrutura simplificada

Como já é de conhecimento claro, toda empresa possui sempre processos com muita burocracia, demora na execução e, por isso, muitas vezes propensos a erro, influenciando nos resultados almejados.

Terceirizando os serviços de TI, a estrutura é simplificada de forma eficiente, tendo mais produtividade e agilidade no momento de lidar com as variadas e diversas situações que ocorrerão ao longo do tempo.

Além do mais, também eliminará a necessidade de se criar um setor para a demanda de feedback, o que geraria despesas com pessoal dedicado, gestão, ferramentas especiais, espaço físico da empresa, entre outros problemas.

Proximidade com o negócio

A questão de morosidade, falta de foco, desperdício de tempo e dinheiro não atinge somente funcionários. Pode atingir também o dono da empresa, gerentes, diretores e cargos tão importantes quanto.

Quando se deixa de resolver problemas genéricos para se preocupar com o que realmente importa, as tarefas que realmente farão a empresa crescer serão produzidas com mais afinco e dedicação. Além disso, as decisões serão tomadas com maior facilidade.

A terceirização da TI veio para ficar. Serviços relacionados à segurança do ambiente, backup, administração de redes, acesso à internet e gerenciamento de recursos são oferecidos por empresas especializadas, o que é primordial para qualquer negócio. O que varia é o modo de contratação, que dependerá das exigências de cada negócio.

Saber das diversas vantagens na terceirização de serviços em TI foi resolutivo para você? De qualquer forma, caso tenha mais dúvidas sobre esse assunto, você pode entrar em contato conosco através do nosso site ou pela página no Facebook.

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