A segurança das informações de uma empresa é um fator crucial para a sua performance. Sem ela, todo o processo produtivo é colocado em risco, trazendo péssimas consequências para uma gestão de T.I. sem um bom e bem configurado firewall linux implementado no ambiente.

Em meio a esse cenário, várias maneiras para proteger o sistema de uma empresa foram criadas, e uma delas é o firewall.

Mas e você, nosso leitor, sabe o que é firewall ou como ele funciona? No post de hoje, explicamos esse importante conceito e tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto! Confira a seguir!

O que é firewall linux?

O Firewall, do inglês parede de fogo, é uma solução de segurança de rede que é configurada e projetada para analisar o tráfego de rede entre os ambientes digitais internos e externos de uma empresa. De acordo com essas regras e instruções, o envio e a recepção de dados pode ser controlada e monitorada.

Em outras palavras, o firewall é uma parede que impede a invasão e o vazamento de dados em um empreendimento, sem atrapalhar o acesso de quem realmente importa.

Lembre que ele pode ser encontrado na forma de software ou de hardware.

Qual é a sua importância?

A internet abriu um novo mundo de possibilidades em nossas vidas. Seja com as redes sociais ou com as lojas virtuais, todos podem trocar informações e adquirir produtos em apenas alguns segundos de qualquer lugar do mundo.

No ramo empresarial, um negócio deve comunicar-se com seus clientes, fechar novos contratos e acompanhas as reações do mercado em relação ao seu posicionamento socioeconômico.

Nessas situações, para que um analista contábil aumente sua produtividade e organize os processos do escritório, é muito importante ter segurança.

Apenas com um firewall adequado às suas necessidades é possível vencer todos os obstáculos de seu dia a dia e superar metas. Com isso, ataques de DoS (negação de serviço) e rastreamento de portas não causam problemas para seu empreendimento.

Qual é o melhor firewall linux?

Após conhecer o seu significado e a sua importância, visando encontrar a opção ideal para a sua gestão, você deve estar se perguntando: qual é o melhor firewall existente?

Dentro das várias opções existentes, o firewall fabricado pela Mikrotik é a que possui melhor custo x benefício do mercado atualmente. Também conhecido como IPTABLES do Linux, ele pode ser ajustado para empresas de qualquer porte e exige menores investimentos em sua aquisição, sendo disponibilizado de duas formas:

  • compra do equipamento completo e desmontado, exigindo apenas a sua montagem e configuração, pois o software gerenciador já vem instalado. Além disso, esse conjunto já possui as saídas para as conexões dos cabos de rede, o que facilita todo o procedimento;
  • compra da licença de uso e sua instalação em um desktop. Entretanto, nesse caso, é necessário utilizar placas de rede homologadas para conectar a internet e a rede interna da empresa.

Para ter os resultados positivos esperados, uma empresa deve atuar de maneira correta e baseando suas ações em conceitos sólidos e eficientes. Desse modo, sua segurança deve ser mantida da melhor maneira possível e o firewall em rede não pode faltar em sua composição.

firewall

Agora que você já sabe o que é firewall, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre a tecnologia da informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This