ransomware-nuvem

A nuvem definitivamente chegou ao mercado para atender às maiores necessidades tecnológicas de empresas de todos os portes. Um dos fatores que mais se destaca nessa revolução é o armazenamento em nuvens e também sua proteção contra ransomware.

O conceito dessa tecnologia é o de armazenar os dados empresariais em um ambiente totalmente acessível pela internet, ou seja, os arquivos não precisam mais ficar guardados dentro dos computadores do empreendimento, e sim alocados em data centers disponibilizados por empresas contratadas. Siga conosco para saber o que é e por que usar essa solução em sua empresa!

Como funciona o armazenamento em nuvens?

É extremamente importante entender o funcionamento dessa tecnologia, tendo em vista que ela se apresenta para as empresas como uma obrigação de quem quer se manter em disputa com a concorrência, não importando qual seja o segmento de atuação.

Pois bem, o armazenamento em nuvem funciona com o estabelecimento de um contrato entre duas empresas, no qual a contratante deixará seus dados armazenados em servidores administrados por quem fornece a solução. Além de terem diversos tamanhos, os espaços de armazenamento também podem ser elásticos.

Existem ambientes oferecidos para mais de uma finalidade e possuem características bem distintas entre si. Um ambiente feito para uso mais pessoal e doméstico, por exemplo, não possui os frameworks de organização e de trabalho corporativo que são ofertados por empresas especializadas em atender outros empreendimentos.

Da mesma forma, esse tipo de solução mais econômica não é focado em apresentar métricas customizáveis e abrangentes, o que pode trazer a desorganização do mundo real para o virtual, caso não haja um controle rigoroso.

Portanto, fatores como o porte da empresa e sua distribuição geográfica devem ser avaliados por um profissional especializado para que a melhor escolha de serviço seja feita, principalmente na relação custo-benefício.

Dito isso, é nítido que uma empresa nunca vai correr o risco de ficar sem espaço para armazenar e organizar seus arquivos. Além dessa, existem muitas outras vantagens ao se aderir ao armazenamento em nuvens. Vamos ver algumas delas?

Quais as maiores vantagens do armazenamento em nuvens?

1. Redução do custo com equipamentos

Com os dados na nuvem, a necessidade de compra de equipamentos para servidores se torna inexistente. Além da eliminação do custo dos equipamentos e da sua manutenção, já não é mais necessária uma equipe de infraestrutura tão grande para dar suporte, liberando mais capital para a organização investir em sua atividade principal.

2. Maior disponibilidade dos dados

Como os dados podem ser acessados diretamente da internet, independentemente do lugar do globo em que a pessoa esteja, ela nunca ficará sem a informação de que precisa, tendo acesso aos dados no momento certo. Além disso, esse acesso pode ocorrer de qualquer tipo de dispositivo, seja ele um computador, tablet, smartphone ou até mesmo TVs e relógios inteligentes.

3. Segurança dos arquivos contra Ransomware

Como a nuvem foi criada para armazenar dados em larga escala, seus softwares de segurança foram pensados e desenvolvidos para agir com uma acuracidade superior aos encontrados para compra. Adicionalmente, também existe a presença dos profissionais mais competentes para gerenciar esse ambiente, sempre crescendo com a segurança na mesma proporção de seu uso.

A grande maioria dos serviços de armazenamento dos dados em nuvem possuem um recurso incrível contra ransomware.
Não é nenhuma espécie de anti-vírus, mas resolve.

Caso você seja vítima deste problema, há a possibilidade de restaurar os arquivos infectados através de uma ferramenta de restauração de versão anterior do arquivo, assim o arquivo retorna da forma que estava antes de ser afetado pelo ransomware.

Existem também serviços de nuvem que há a possibilidade de restaurar toda a conta antes do momento do ataque.

4. Acesso a tecnologia de ponta

A nuvem cresceu nos últimos anos devido à evolução dos equipamentos e metodologias usados em seu ambiente. A confiança depositada nas escolhas feitas para essa tecnologia é tão grande, que é nítida e documentada a melhoria na tranquilidade das empresas que optam por migrar para esse universo.

5. Possibilidade do melhor espaço para armazenamento

Os pacotes oferecidos pelas empresas dão diversas opções para negócios de todos os portes se sentirem confortáveis com seus dados na nuvem. Além disso, eles podem sempre ser modificados para se adequarem ao crescimento do negócio de forma simples, impedindo problemas com falta de espaço.

Ao compreender que o armazenamento em nuvens traz diversos benefícios e soluções para qualquer empreendimento, gestores e diretores se tornam novos adeptos dessa tecnologia, que está dando o suporte necessário para aqueles que buscam sucesso no mercado e desejam alcançar seus maiores objetivos.

Gostou de entender o que é o armazenamento em nuvens? Então, aproveite sua visita ao blog e aprenda a seguir como realizar investimentos coerentes em sua infraestrutura de TI.

E-mail para projetos de segurança contra ransomware com baixo custo: contato@defenseti.com.br
Telefone: (31) 3879-5719 ou (31) 4103-9238

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This