proxy

Você já se perguntou o que é proxy? Geralmente a dúvida surge quando uma mensagem de erro é impressa no navegador, notificando que não foi possível conectar-se ao site.

Proxy é um termo amplamente utilizado na Tecnologia da Informação principalmente pelos profissionais que trabalham com redes, mas que muitas vezes não sabem ao certo do que ele se trata.

Se você também tem essa dúvida, preparamos este post que explica o que é proxy e sua importância no meio corporativo. Confira!

O que é proxy e para que serve?

Proxy pode ser definido tanto como um servidor quanto uma aplicação de software que estabelece a conexão entre o computador local e a rede externa.

Para que isso fique mais claro, imagine o seguinte cenário: os alunos de uma escola ou universidade utilizam o laboratório de informática para acessar a Internet.

Considerando que exista um servidor de proxy em execução, o que acontece quando cada aluno tenta acessar um site? Existem duas probabilidades.

Probabilidade 1

Se o site em questão for proibido (como páginas de conteúdo impróprio ou redes sociais) a requisição é bloqueada pelo firewall ou até mesmo pelas regras do administrador que o proxy aplica.

Probabilidade 2

A página é confiável e se enquadra nas permissões da instituição, portanto a requisição passará pelo firewall e será direcionada ao servidor proxy, que por sua vez repassará a conexão para o servidor que aloca o site.

Resumindo: o servidor de proxy assegurar o controle da navegação dos usuários na rede e é bastante útil para aplicar regras no ambiente de trabalho.

Por que utilizar proxy?

Em quais situações, além do controle de acesso, o proxy pode ser útil?

A resposta para isso está nas funcionalidades do proxy. Ele pode ser utilizado para:

  • controlar e limitar a navegação dos usuários da rede;
  • armazenar as páginas mais acessadas;
  • permitir navegações anônimas;
  • aplicar as regras de bloqueio de sites a determinados grupos ou usuários;
  • economizar largura de banda;
  • acelerar a navegação;
  • otimizar a segurança da rede.

Portanto, além de garantir que nenhum site malicioso tenha a chance de infectar a rede, o proxy armazena cópias das páginas acessadas e torna o acesso mais rápido e econômico em termos de uso de banda larga.

O recurso de navegação anônima também está presente em alguns tipos de proxy. Este é um fator que deve ser muito estudado antes que se decida optar pelo uso de proxy, já que existem diversos tipos.

A maior vantagem do anonimato virtual é que o seu endereço de IP é “mascarado”. Ou seja, o servidor de proxy gera um IP alternativo que impedirá um invasor de conseguir acesso ao computador.

Quais são os riscos de não contar com um servidor proxy?

O proxy é uma ferramenta essencial para a segurança do ambiente de rede e para fazer prevalecer as regras da empresa em relação aos conteúdos que podem (ou não) ser acessados.

Além disso, sem o proxy os endereços de IP ficam expostos aos perigos do mundo digital. Vale lembrar que o IP é informação primária para os invasores conseguirem entrar nos computadores. Portanto, ter a capacidade de esconder o IP é uma razão e tanto para se contar com um bom servidor de proxy.

Gostou desse conteúdo sobre o que é proxy? Curta nossa página no Facebook e confira as novidades que temos para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This