segurança da informação

Independentemente do tamanho da sua empresa, seu negócio está em risco. Se você estiver lidando com dados confidenciais, é mais importante ainda tomar medidas para protegê-lo adequadamente.

Compreender a importância da segurança dos dados ajudará você e a sua empresa a se protegerem do roubo de dados e existem inúmeros motivos para considerar essa proteção agora mesmo.

Para te ajudar, neste artigo vamos apresentar a definição de segurança da informação, falaremos dos principais riscos e vamos te mostrar como você pode se proteger. Confira!

Definição de segurança da informação

Em essência, a segurança da informação significa proteger dados confidenciais contra violações, furtos ou qualquer outra atividade maliciosa realizada por usuários não autorizados.

Dados sensíveis não são apenas informações corporativas — como financeiras ou legais —, mas também sobre usuários, parceiros e clientes. A segurança desses dados também é importante, portanto, na proteção da privacidade on-line para várias partes interessadas.

Principais ameaças à segurança de dados

O hacking e as violações de dados não são os únicos tipos de insegurança que afetam os dados. O ransomware — um tipo de malware que restringe severamente o acesso a um computador, dispositivo ou arquivo até que um resgate seja pago pelo usuário — está se tornando um tipo de ataque mais comum.

Esta classe de malware é um esquema criminoso para ganho de dinheiro que pode ser instalado através de links enganosos em uma mensagem de e-mail, mensagem instantânea ou de um site.

Além das ameaças à segurança de dados de domínio técnico, os dados também podem ser comprometidos a partir de dentro. Um relatório de infração de segurança da informação de 2015 conduzido pelo governo do Reino Unido e pela empresa PwC descobriu que 75% das violações de dados ocorrem devido a erros na equipe.

Já um relatório da SailPoint descobriu que os funcionários descontentes venderiam suas credenciais corporativas e senhas por apenas U$ 150. Além disso, 20% dos funcionários rotineiramente compartilham informações de login para aplicativos corporativos com outros membros de sua equipe, o que aumenta o potencial de risco.

Proteção dos dados para sua organização

Depois de elaborar um plano e avaliar seus riscos, é hora de colocar seu sistema de segurança de dados em ação. A melhor proteção contra o uso indevido ou roubo envolve uma combinação de medidas técnicas, segurança física e uma equipe bem treinada.

Além disso, também é indicado utilizar algumas outras soluções:

Backup de dados

Fazer backup de dados regularmente deve ser uma rotina para todos os negócios. O serviço realiza a cópia, reorganização, o armazenamento regular de informações digitais e pode ser feito através de um dispositivo de armazenamento de dados físico ou com a utilização de um servidor em nuvem ou dedicado.

Recuperação de dados

Este processo realiza a recuperação de dados que não são mais facilmente acessíveis devido a um armazenamento corrompido ou danificado.

O dano pode ser tanto no dispositivo de armazenamento físico como no dano ao sistema de arquivos e, na maioria dos casos, implementar backups de dados regulares pode facilitar significativamente o processo de recuperação.

Proteção contra vírus e spam

Um vírus ou um programa de malware é um software malicioso que se replica em outros programas ou arquivos. Esses problemas, quando não detectados, podem facilmente infectar e danificar dados importantes, além de corromper dados, acessar informações privadas, espalhar spam e verificar detalhes confidenciais.

Firewalls

Os firewalls são sistemas de segurança de rede que monitoram o tráfego da rede e o controlam com base em regras de segurança fixas. Essa proteção é praticamente uma barreira entre uma rede interna, como a que está dentro de uma empresa, e qualquer rede externa — como a Internet.

Os firewalls podem restringir o acesso a todos os tráfegos de entrada ou de saída suspeita e podem prevenir infecções e a propagação de malwares e worms. Além disso, são baseados em host softwares e controlam o tráfego da máquina em que estão instalados.

Como você pode ver, a segurança eficiente dos dados envolve inúmeros passos, muitos dos quais podem ser bastante demorados. Por outro lado, perder esses dados pode ser muito pior para a sua empresa.

E então, gostou desse artigo? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This