Saiba como bloquear sites nos computadores da empresas

Quantas vezes nos deparamos com subordinados utilizando redes sociais, vendo notícias avulsas ou até conteúdos impróprios na hora do expediente, sem o consentimento do chefe? E quando isso acontece, é incomodo chamar a atenção deles? Pois se isso é comum na sua empresa, saiba como bloquear sites de forma simples e sem ficar malvisto pela equipe.

Esse problema ainda pode se agravar, pois afeta diretamente a produtividade dos funcionários por tirar a atenção das tarefas principais. Isso influencia não só a linha de produção, mas muitos outros setores da companhia. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso comprar softwares caros só para bloquear esses conteúdos.

É possivel fazer os colaboradores navegarem somente nas páginas liberadas pelo administrador do computador — impedindo, assim, a abertura de sites indesejados. Neste post, mostramos ferramentas que podem ser usadas para fazer esse bloqueio sem onerar a empresa. Venha, vamos conhecê-las!

Arquivos de Hosts

Funciona ligando o endereço de IP da máquina aos hostnames (nome principal dos sites) dos lugares visitados, fazendo uma criptografia entre os caracteres conhecidos e a forma como o sistema os reconhece.

Os passos básicos são:

  • acesse no Windows Explorer o caminho: “C:\Windows\System32\drivers\etc” e abra o arquivo de Hosts que encontrar na pasta;
  • o sistema perguntará com qual programa deseja abri-lo. Selecione o bloco de notas (NotePad);
  • quando ele for aberto, mostrará algumas informações do sistema. No final do texto exibido, coloque o código “127.0.0.1” e, em seguida, o endereço do site que quer bloquear.  Por exemplo, “127.0.0.1 www.gmail.com”.

É recomendável indicar variações do endereço do site para que o sistema o bloqueie de todas as maneiras possíveis.

Personal Blocklist

Com essa ferramenta, é possível bloquear sites no Google quando se faz uma pesquisa. Assim, o usuário perde o domínio da página no buscador e o resultado não aparece novamente. A restrição pode ser feita mesmo com o site aberto, pelo aplicativo. Siga os seguintes passos:

  • instale a extensão “Personal Blocklist” no Google Chrome;
  • um botão será adicionado à barra de tarefas do navegador, ao lado do espaço para colocar o endereço eletrônico. Quando estiver no site que deseja bloquear, clique no ícone e, no menu seguinte, selecione “Bloquear domínio atual”;
  • depois disso, clique em “Bloquear [domínio]” (abaixo do link). Pronto! Todos os resultados referentes àquela URL serão removidos imediatamente da busca.

Leechblock

Esta opção é muito utilizada por quem tem o Firefox como navegador, já que é uma extensão dele. O que a diferencia dos demais é que pode trabalhar com conjuntos de endereços restritos. Dessa forma, o usuário escolhe se quer bloquear só as redes sociais em dado momento, depois sites de vídeo e notícias e assim por diante.

No caso de estar tentando manipular o computador de terceiros, pode até ser colocada uma senha para impedir o acesso.

Essas são algumas das ferramentas disponíveis, mas existem outras possibilidades. Conhecer essas soluções pode fazer toda a diferença quando precisar saber como bloquear sites na sua empresa. Não se esqueça, portanto, de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos e colegas de profissão!

Consulte-nos uma solução profissional para bloqueio de sites em toda a rede com equipamento próprio para realizar tal filtro de navegação.
E-mail: contato@defenseti.com.br
Telefone: (31) 4103-9238

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This