A tecnologia hoje é uma grande aliada de qualquer negócio, porém, em alguns momentos, a falta de expertise da empresa com assuntos relacionados com TI é uma pedra no sapato. A resposta para os seus problemas pode estar na virtualização!
Ela é utilizada para possibilitar o uso de várias tecnologias diferentes com uma infraestrutura física limitada e pode ser uma saída para pequenas empresas que não contam com um grande orçamento para TI. Antes de seguir com os benefícios da virtualização, vamos conceituar esse termo e entender como ele funciona.
O que é virtualização?
Podemos descrever a virtualização como um conjunto de ferramentas computacionais que permitem a emulação de vários sistemas operacionais e seus referentes softwares em uma única máquina. Ou seja, é como se você contasse com vários computadores, mas, fisicamente, só há um. Assim, cada computador virtual funciona normalmente como se fosse uma máquina real, com a possibilidade de instalar e rodar aplicativos.
Como funciona?
A implementação é realizada por meio da simulação de hardware, criada por uma plataforma de virtualização VMM (Virtual Machine Monitor). Na verdade, os recursos do computador serão compartilhados entre a figura do hospedeiro (máquina física) e hóspede (máquina virtual).
Quais são os benefícios?
A virtualização conta com vários benefícios, tal como a segurança de dados, e é muito utilizada em pequenas empresas que não contam com vários servidores para as suas tarefas. Listamos abaixo 5 benefícios da virtualização para o seu negócio:
1. Redução de custos
Sua empresa necessita de várias aplicações que rodam em ambientes diferentes? A virtualização vai te ajudar a cortar custos, já que não serão necessários vários servidores, que representam investimentos de aquisição, manutenção, energia e refrigeração. Com apenas uma máquina, você será capaz de simular todos os ambientes que o seu negócio demanda.
2. Facilidade de realizar backup
A estratégia de backup pode ser colocada em prática de forma facilitada, já que os recursos se encontram centralizados. Com os atuais problemas com ransomware e sequestro virtual de informações, é importante que a empresa possa realizar seus backups agilmente e sem a necessidade de começar tudo do zero.
3. Manutenção simples
Em grandes infraestruturas de servidores, a manutenção tende a ser complexa. Como na virtualização existe apenas uma máquina física, a manutenção tende a ser simplificada.
4. Facilidade de instalação
Realizar a instalação ou migração de ambientes em TI são atividades complicadas que podem ser facilitadas pelo uso de virtualização. A configuração de uma máquina virtual é realizada com alguns cliques e em questão de minutos, diferente da configuração de um servidor físico, que leva horas para montar e configurar.
5. Eliminação do downtime
O cenário em que as soluções de TI sofrem quedas constantemente é chamado de downtime. Com a utilização de máquinas virtuais, essa situação pode ser reduzida ou até eliminada. Com a instabilidade de alguma máquina, outra pode ser adicionada para suprir a demanda.
Como você viu até aqui, a virtualização pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio e suas demandas de TI. Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras tecnologias e novidades que podem ajudar a alavancar a sua empresa.
E-book grátis! Clique ao lado em: VIRTUALIZAÇÃO – DEFENSETI
Para baixar nosso ebook completíssimo sobre virtualização e fique por dentro.
E-mail para projetos de virtualização com baixo custo: contato@defenseti.com.br
Telefone: (31) 3879-5719 ou (31) 4103-9238
Deixe uma resposta